Para além dos elementos de simulador de Steel Diver, também tem elementos de jogos de estratégia.
Sim. Nos jogos arcade do passado, existiam alguns em que podias disparar torpedos. A Namco fez um jogo ele-mecha12 em que lançavas um torpedo que fazia este barulho: “Pshhhhhh!” Claro que primeiro terias de apontar certeiramente, mas também queria isso neste jogo de submarinos. 12 Ele-mecha: um termo japonês que é uma abreviação de “máquina eletromecânica”.
No passado, fiz um jogo de simulação para dois jogadores para a Game Boy chamado Kaisen Game: Radar Mission13. 13 Kaisen Game: Radar Mission: Um jogo para a Game Boy lançado em outubro de 1990 no Japão, no qual os jogadores podem competir usando radares e torpedos. Lançado como Radar Mission na Europa. (“Kaisen” significa “batalha naval” em japonês)
Era um jogo “batalhas navais” em que trocavas disparos de canhões para tentares afundar o navio do teu inimigo e usavas o cabo de ligação para o modo de dois jogadores. Quando jogas com outra pessoa, torna-se muito mais divertido, tanto que nunca vais querer parar. Mas precisamente por ser tão simples, nunca teve grande aceitação. Tive pena disso e quis tornar o aspeto estratégico mais forte e tentar de novo.
Por outras palavras, precisamente quando decidiram lançá-lo na Nintendo 3DS, todas as funções que querias incluir fizeram sentido.
O sensor de giroscópio14 era uma destas coisas. 14 Sensor de giroscópio: Um dispositivo de medição usado no controlo de altitude para detetar o ângulo e a velocidade da rotação. O sufixo “giro” tem significados como “roda” e “rotação”.
Quando o hardware está a ser finalizado, adicionas-lhe constantemente mais funções, como se estivesses a tentar recuperar um navio que já zarpou. (risos) O exemplo mais típico disso foi a inclusão do altifalante no Comando Wii. Desta vez, com a Nintendo 3DS, incluíste o sensor de giroscópio da mesma forma, à última da hora. Mas consegues mesmo ver os benefícios dessa inclusão neste jogo.
Sim. (risos) Seria como olhar para o periscópio do submarino. Se virares a Nintendo 3DS ao contrário, a imagem reagirá a esse movimento e girará com ela. É por isso que se girares na cadeira do teu escritório enquanto olhas para a consola, girarás com o periscópio. Mas se fixares a posição da Nintendo 3DS e fores tu a girar em torno dela, terás uma sensação mais realista. (risos)
Mesmo ao primeiro olhar, algumas coisas parecem não se encaixar. Mas, no todo, acho que no fim acabaram por fazer sentido.