''A partir de agora, a era do 3D''
Depois disso, quando é que surgiu o momento de viragem, em que começaste a trabalhar sozinho, como independente?
Primeiro, pouco depois de me transferir para a Riverhill Soft, pude tornar-me programador principal. Tinha uns 24 anos.
É verdade. Claro que ainda tinha muito mais para aprender, mas os programadores, que estavam lá há mais tempo do que eu, falaram com os responsáveis da empresa para que me tornasse programador principal.
Compreendo. Então, os teus colegas elogiaram-te e tiveste uma oportunidade quando eras bastante novo.
Ora bem... Creio que foi há uns 17 ou 18 anos. Na altura, havia muitos jogos com gráficos 3D na América e a consola Super Famicom (Super NES) era sinónimo de jogos no Japão.
Tinha. Assim, comecei a investigar o 3D sozinho. Pouco depois, foi lançado o sistema PlayStation. Finalmente, havia um ambiente onde podia fazer software 3D e tornei-me diretor da equipa do projeto. Depois disso, saí da empresa e criei a LEVEL-5. Os membros da equipa com quem tinha trabalhado tornaram-se o núcleo da empresa.
Antes de mais, queria fazer algo novo. Por isso, pensei que não seria suficiente ficar na empresa e cumprir ordens, mas não pensei que fosse capaz de me tornar independente. Mas nessa altura, e por acaso, criei laços com a SCE,16 e perguntaram me se podia tentar criar software para um equipamento novo, o sistema PlayStation 2, que ainda não tinha sido lançado. Quando lhes pedi que deixassem a mina equipa fazer isso, responderam: “Bem, cria uma empresa.” Por isso, decidi criar uma empresa. 16SCE: Sony Computer Entertainment, Inc.
LEVEL-5 significa “cinco estrelas” nos relatórios escolares. Um cinco num relatório escolar é usado como metáfora da melhor nota possível, e o nome foi escolhido por causa disso. Sendo assim, simboliza a nossa ambição de criar software de alta qualidade, cinco estrelas.
Então, quando criaste a tua empresa, incluíste no nome a tua determinação de fazer coisas a que os jogadores do mundo inteiro dessem valor. Para ser mais preciso, a tua intenção inicial não era tornares-te independente. De certa forma, a empresa foi criada porque alguém te deu um empurrãozinho.