Yoshizumi-san, o produtor da série Tales1, da Namco Bandai Games2, está aqui hoje. Obrigado por teres vindo. 1Série Tales: Uma série de jogos RPG cujos títulos começam com "Tales of". 2Namco Bandai Games Inc.: A empresa formada em 2006, quando a Bandai Co., Ltd. se fundiu com a Namco Ltd. Sede: Shinagawa Ward, Tóquio.
É um prazer estar aqui hoje. Toda a equipa de desenvolvimento de Tales of the Abyss3 para a Nintendo 3DS está a divertir-se imenso. Dizem que é gratificante desenvolver um jogo para uma consola assim. 3Tales of the Abyss: Um RPG lançado originalmente em 2005 e que ostenta a denominação única de género "RPG de Descoberta do Sentido da Vida". O lançamento europeu para a consola Nintendo 3DS está previsto para o final de 2011.
Obrigado. Calculo que toda a equipa de desenvolvimento esteja cheia de curiosidade e sinta que teve acesso a um brinquedo novo. Espero que continuem a fazer experiências com a consola. (risos) Uma coisa em que pensamos, sempre que fazemos um hardware novo, é como se torna cada vez mais difícil criar surpresas novas com o hardware existente, com o passar do tempo. Desenvolvemos a consola Nintendo 3DS para que os criadores não sentissem qualquer limitação.
Sim, é um trabalho muito gratificante. Refletimos as opiniões transmitidas pelas equipas de software e hardware da Nintendo, e ouvimos os criadores de software e também incluímos as ideias deles. Gostava de te perguntar uma coisa, como criador de hardware. Qual foi a tua impressão quando viste a consola Nintendo 3DS pela primeira vez?
Primeiro interessei-me pelos gráficos. Assim que os vi, fiquei espantado. O desejo que tive durante todos estes anos em que criei jogos para a consola Nintendo DS foi subitamente concretizado.
Ouvi dizer que o nosso departamento de Licenciamento, que é responsável por contactar os criadores de software, recebeu muitos comentários devido ao facto de alguns jogos não poderem ser criados para a consola Nintendo DS, por causa da limitação dos gráficos, por isso quisemos resolver esse problema. E creio que fizemos isso com a consola Nintendo 3DS. Com base nas exigências dos criadores, também preparámos uma memória ROM com muito espaço, para que pudessem incluir os dados gráficos necessários.
É verdade. Para os jogadores, importa apenas quais têm os melhores gráficos, se as consolas fixas ou portáteis, independentemente dos pormenores do desempenho do hardware.
Começou em 1995, por isso há 16 anos. Começou na consola Super Famicom. A Namco não tinha muitos RPG nessa altura.
A Namco começou sobretudo com jogos arcade, por isso, apesar de terem muitos jogos de ação e de corrida, não tinham RPG.
Exato. Eu não fazia parte do desenvolvimento, nessa altura. Era responsável pelas atividades promocionais e queria criar um RPG próprio e original. Assim, há 15 anos, lançámos Tales of Phantasia4. Na verdade, o jogo foi feito um ano antes, mas não era nada bom, por isso passámos um ano a refazê-lo. 4Tales of Phantasia: Um RPG lançado para a consola Super Famicom no Japão, em dezembro de 1995. O primeiro jogo da série Tales.