Obrigado por te juntares a mim hoje.
Gostaria de começar por falar de THEATRHYTHM FINAL FANTASY1. Há pouco tempo tive a oportunidade de falar com Hazama-san2, o produtor do jogo, e senti mesmo que eras o seu mentor, Nomura-san. 1 é um jogo de ritmo e ação que será lançado na Europa no verão de 2012. 2Ichiro Hazama trabalha para a Square Enix. É o produtor de .
Fiquei com a impressão de que, para Hazama-san, és uma pessoa que oferece orientação durante o processo criativo. Como te sentiste quando ele te falou da ideia de THEATRHYTHM?
Ah, estou a ver. Queres dizer que as pessoas que fazem normalmente jogos não poderiam ter-se lembrado de uma coisa dessas?
Sim, porque a maioria das pessoas aborda os jogos a partir de uma perspetiva diferente. Hazama-san, por outro lado, começou com a ideia de usar imagens já existentes para fazer um jogo. Pensei que era um conceito muito interessante e encorajei-o a ir para a frente com a ideia.
Senti que Hazama-san considerou as tuas palavras um grande apoio. Também me lembro de o ouvir dizer alguma coisa do género de “Os criadores são pessoas fantásticas. Fazem o seu próprio caminho e embora este possa ser, por vezes, negro e difícil, acreditam sempre que alcançarão o seu objetivo. Ainda me falta muito para poder fazer o mesmo mas respeito e admiro imenso essas pessoas.” Achei isso muito interessante.
Penso que é sempre interessante falar com alguém que tem alguma caraterística ou qualidade que tu não tens. Quando falei com Hazama-san, senti que ele tinha algo que eu não tinha.
Bem, todos os anos decorrem vários eventos dedicados a videojogos e tenho o hábito de assistir às reações dos jogadores aos títulos que são apresentados. A fila para jogar a primeira versão experimental de THEATRHYTHM era inacreditável. Muita gente escreveu coisas como “Foi tão divertido” e “Estava sempre a voltar à fila” em blogues e no Twitter, por isso senti uma grande resposta logo no primeiro dia. Apercebi-me de que jogar o título melhorava a impressão que as pessoas tinham dele.
Então acreditavas que era melhor para as pessoas terem uma experiência prática do jogo?
Sim. Obviamente, vejo-os a jogarem o título mas também gosto de ver as reações a vídeos promocionais. Assistir a estas reações é uma forma de compreender que partes de um jogo causam impacto no público, por isso comecei a fazer isso a cada oportunidade.
Existirão sempre discrepâncias entre as reações que queres que os jogadores experienciem e as que eles têm mesmo e corrigir essas discrepâncias é uma coisa que deve ser feita quase diariamente. Isso é prática convencional para ti e para a tua equipa, Nomura-san?