Para terminar, queres deixar algumas palavras aos fãs do jogo "PES", e àqueles que adoram futebol mas que nunca jogaram um jogo de futebol?
Assim, gostarias que todos os que jogarem o teu jogo sentissem a mesma surpresa que tu próprio sentiste quando viste a Nintendo 3DS pela primeira vez.
Sim. Geralmente os fãs de "PES" tendem a gostar muito de futebol e muitos deles jogam mesmo o desporto real. Criámos o jogo de forma que até esses fãs pudessem experienciar novas coisas ao jogá-lo. Em primeiro lugar, gostaria que todos o vissem. Para os jogadores novos, acho que tem havido locais que os fizeram sentir que as habilidades necessárias para jogar títulos de futebol eram demasiado difíceis. Mas desta vez, incluímos uma função de competição que faz uso do StreetPass10. Por isso podem jogar muito sozinhos, reforçar a sua equipa e desfrutar de jogos com o StreetPass. 10 StreetPass: esta função permite que quando várias pessoas que têm uma Nintendo 3DS e que passam uns pelos outros compitam entre si. Os jogadores podem treinar as suas equipas para as partidas automáticas que têm lugar no modo “Master League” de PES 2011 3D - Pro Evolution Soccer.
Os jogadores que não sejam bons a jogar contra outras pessoas podem escolher fortalecer a sua equipa sozinhos e depois enfrentar outras pessoas via StreetPass. Já agora, como jogam mais os fãs de longa data de "PES": sozinhos ou contra outras pessoas?
Noutros jogos, concentravam-se numa determinada parte e ficavam satisfeitos com ela, por isso poderás não te importar de deixar que outras pessoas saiam vitoriosas. Mas no "PES", o único índice de avaliação é se ganhaste ou se perdeste.
Queres dizer que abriste a porta às pessoas que adoram futebol mas que nunca jogaram títulos de futebol, e estás à espera que elas entrem.
Ao lutarmos por conseguir o derradeiro jogo de futebol, continuamos a experimentar novas formas de atrair fãs de futebol para o nosso jogo.
Parece contraditório dizer que queres que pessoas que dominem o "PES" se satisfaçam ainda mais com ele e que queres também atrair novos jogadores. Mas as duas coisas são possíveis.
Exato. Nesse sentido, penso que a diversidade é muito importante. Pensei que tínhamos de ter tanto realismo como diversidade.