Se fizeres um mau trabalho numa série como Tales, uma série que tem fãs entusiastas, o entusiasmo dos fãs pode virar-se contra ti. O que é que fizeste para evitar isso?
Mas isso é uma espada de dois gumes. Corremos o risco de os ouvir dizer: "Não é isto que eu quero da série Tales!" Contudo, se adotarmos uma postura conservadora, o interesse desvanece. Como é que lidaste com isso durante 15 anos, na série Tales?
Somos sensíveis às opiniões dos fãs. Mas não creio que o nosso trabalho se limite a perceber o que eles querem. Não se fazem videojogos com base no voto da maioria.
E vivemos numa época maravilhosa, em que as opiniões dos fãs são expressas imediatamente pela Internet. Recebes louvores, repreensões e críticas, e podes ver o que surpreendeu as pessoas de uma maneira positiva. Mas, embora o nosso trabalho seja essencialmente fazer uma coisa que ainda não existe, se prestarmos demasiada atenção a essas opiniões, vamos preocupar-nos com elas.
Os funcionários mais novos são mais propensos a isso. Suponho que o vosso trabalho mais importante na série Tales seja enfrentar esses funcionários mais novos, que trabalham apenas para satisfazer as exigências dos clientes, e dizer: "Só isso não os vai surpreender."
Quando um jogo fornece surpresas agradáveis, os jogadores não conseguem evitar um sorriso. Acho que o entretenimento de alta qualidade faz isso com frequência. Se tudo funcionar como um relógio, não é gratificante.
Mas sempre que acreditamos ter seguido o caminho certo, e quando aquilo que fazemos é publicado, temos vontade de rezar, não é?
É sempre. Porque é uma batalha contra o desconhecido. Publicamos algo que foi meticulosamente pensado, mas nem sempre temos sucesso quanto à reação dos jogadores. Contudo, se criarmos algo que siga o voto da maioria, não será divertido.
É verdade. As pessoas falam sempre de sondagens e publicidade, e podemos fazer um bom uso desses instrumentos, mas quando criamos algo, embora usemos esses instrumentos como referência, sozinhos não são suficientes. Costumo passar as manhãs nas lojas, nos dias de lançamento de um jogo da série Tales. Tenho medo de ver se os jogos vendem ou não. Sinto-me assim, até ver um cliente a comprar o jogo.