Ora essa, eu é que agradeço.
Gostaria de fazer algumas perguntas a Ono-san da Capcom: a pessoa por detrás de Street Fighter IV.1 Ono-san, muito obrigado pela tua presença. 1 Street Fighter IV: Jogo de luta desenvolvido pela Capcom Co., Ltd. O jogo arcade surgiu em 2008 e a versão para as consolas domésticas surgiu em 2009. Este título é o quarto da série, no entanto, há um lapso de nove anos entre ele e o último lançamento.
Hoje gostaria de colocar algumas questões sobre o jogo Super Street Fighter IV 3D Edition2. Para compreender um produto, nada melhor do que conhecer as pessoas que o criaram. É muito importante saber por que experiências passaram e quais as suas motivações na altura da criação do produto. Em primeiro lugar, gostava de saber como foi o teu primeiro contacto com videojogos, Ono-san. 2 Super Street Fighter IV 3D Edition: A mais recente adição à série Street Fighter, tendo sido lançada em simultâneo com a consola Nintendo 3DS no dia 25 de março de 2011 na Europa.
A de que me lembro mais vividamente foi com o jogo Space Invaders.3 Todos os domingos de manhã, a minha família ia ao café do bairro tomar o pequeno-almoço e esse café tinha o Space Invaders. 3 Space Invaders: Jogo arcade lançado pela Taito Corp. em 1978.
Bem, sim. Quando era pequeno, conseguia seguir com os olhos objetos que se moviam a alta velocidade. (risos) Lembro-me perfeitamente de quando começaram a surgir mais cabines para o Space Invaders em várias lojas lá no bairro. Começou a crescer uma comunidade de jogadores e eu ia fazendo perguntas sobre as condições do jogo, como por exemplo “Qual é a altura em que se obtém o máximo de pontos possível do óvni bónus?” E, deste modo, competia ainda mais arduamente com o meu pai.
Foi provavelmente na altura em que o Space Invaders e outros títulos do género se tornaram jogos LSI que se podiam jogar em casa.4 Já não tínhamos de fazer montinhos de moedas de 100 ienes na mesa do café e eu já não precisava de fazer massagens às costas do meu pai durante duas horas. (risos) (Nota de edição: Em muitos lares japoneses, as crianças fazem frequentemente massagens ao pai e à mãe em troca de algum dinheiro para gastos do quotidiano.) 4 Jogo LSI: Sistema de jogo com integração em grande escala.
Pois é. Na altura, olhava para os estudantes da escola secundária e da universidade com as suas moedas de 100 ienes e pareciam-me muito maturos. Quando arranjámos uma consola doméstica lá para casa, os meus interesses começaram a desviar-se para os computadores pessoais (PC). Comecei a fazer jogos nos computadores porque achei que se os fizesse sozinho seriam de graça! Mas os computadores ainda eram muito caros e os meus pais não me quiseram comprar um. Ao tocar nos modelos de exposição em lojas de eletrónica, ao fazer jogos e ao competir apercebi-me de que os videojogos eram mesmo espetaculares. Eventualmente, a consola Famicom foi lançada mas, nessa altura, eu já era um perito em PCs.
Acho que era um utilizador de PCs muito orgulhoso. Mas quando alguns dos jogos que a NAMCO criou na altura saíram, fiquei curioso e quis saber como faziam certas coisas. Nem queria acreditar no tipo de imagens e animações que conseguiam apresentar utilizando a tecnologia de então.