Tendo a achar que existem dois tipos de pessoas a trabalhar no desenvolvimento de jogos. Os primeiros são os que sempre foram criativos, os que têm jeito para o desenho ou para a programação, e que depois dão o salto para o desenvolvimento e sobem a partir daí.
E depois há aqueles que trabalharam em áreas que não têm nada que ver com jogos mas que, por alguma razão, acabam por enveredar por esta área e que põem em prática o que aprenderam noutras áreas. Eu faço parte do primeiro tipo mas algo me diz que tu fazes parte do segundo...
Oh, sem dúvida. Sempre me interessei por jogos e não estava a trabalhar numa área não-relacionada, mas demorou algum tempo até dar o salto.
Há muitas pessoas que querem fazer jogos mas que não têm aptidões particularmente relevantes, por isso não sabem como começar. Penso que és um ótimo exemplo de uma pessoa cujos dedicação e trabalho árduo acabaram por dar frutos.
Então quando fizeste a transição para o lado criativo, qual foi o primeiro projeto em que trabalhaste?
Sim. Trabalhei em Final Fantasy VII Advent Children5, com Nomura a dirgir, com (Takeshi) Nozue6 a codirigir e (Kazushige) Nojima7 a escrever o argumento. O meu papel foi mais de apoio. 5 Final Fantasy VII Advent Children foi a sequela do filme CGI Final Fantasy VII, lançado em setembro de 2005. 6 Takeshi Nozue é um criador de jogos da Square Enix e o codiretor de Final Fantasy VII Advent Children. Supervisionou a criação de todos os filmes da série Final Fantasy desde Final Fantasy IX. 7 Kazushige Nojima escreve cenários para jogos. Apesar de ter deixado a Square Enix, continua a trabalhar com ela na série Final Fantasy através da sua empresa Stellavista.
Para dizê-lo de forma grandiosa, o meu papel era satisfazer não só o consumidor final mas também os que estavam a fazer o jogo.
Ou seja, fazer com que sentissem que tinham feito um bom trabalho para que pudessem avançar para o que quer que fossem fazer a seguir?
Bem, as pessoas disseram-me isto depois, mas aparentemente, durante as duas semanas até ao lançamento, eu parecia nervoso. Imagino que estivesse frustrado porque embora já não houvesse mais nada que pudesse fazer, senti que deveria estar a fazer alguma coisa. E Nomura, Nozue e o resto das pessoas estavam sempre a dizer que não ia haver problema, que iria vender. (risos) Claro que isso era o que eu deveria dizer-lhes a eles!