Obrigado eu pelo convite.
Hoje estou a falar com Enomoto-san, o criador da série "Pro Evolution Soccer"1 e o responsável por organizar tudo na Konami2 enquanto produtor executivo. A propósito do lançamento iminente do mais recente título da série "PES" para a Nintendo 3DS, "PES 2011 3D - Pro Evolution Soccer"3, gostaria de falar contigo sobre o jogo e de ouvir a tua perspetiva enquanto seu criador. Obrigado pela tua presença aqui hoje. 1 Série "Pro Evolution Soccer": Uma série de jogos de futebol que começou com "J. League Winning Eleven" em julho de 1995. Conhecida como a série "Winning Eleven" no Japão. Daqui para a frente referir-nos-emos a ela como "PES". 2 Konami: Konami Digital Entertainment Co., Ltd. 3 “PES 2011 3D – Pro Evolution Soccer”: O mais recente jogo da série PES, cujo lançamento na Europa está agendado para o mesmo dia que o lançamento da Nintendo 3DS: 25 de março de 2011.
Ouvi dizer que nasceste em 1958, Enomoto-san. Eu nasci em 1959, por isso temos quase a mesma idade e acho que talvez tenhamos bastantes experiências em comum. Somos a geração que assistiu à ascensão dos videojogos e, nos últimos 25 anos, vimo-los transformarem-se.
Tens razão. A mim parece-me que, quando o know-how relativo à criação de videojogos ainda não estava estabelecido, quantas vezes repetimos o processo de fazer e destruir protótipos? Ou quão persistentemente continuámos a trabalhar nele até as coisas chegarem ao ponto ideal? Quantas vezes comentávamos se éramos capazes ou não de fazer o que queríamos mesmo fazer? Não era como nos dias de hoje, em que todas as ferramentas estão à espera e as tuas ideias podem ser imediatamente mostradas no ecrã para que as analises.
Na criação de jogos dos dias de hoje é precisamente o contrário. Fazemos jogos aperfeiçoando as ferramentas que usamos que possam refletir instantaneamente os dados que criámos no software de desenvolvimento. Concentramo-nos em determinar como programar os dados enquanto cortamos na necessidade de ajudar outras pessoas, portanto podemos concentrar-nos na quantidade de tentativas e erros que conseguimos fazer. Acho que isto é o resultado da história da nossa geração: não podíamos mudar o mínimo de dados sem a ajuda de outra pessoa, então continuámos a pensar em formas de automatizar. Já agora, Enomoto-san, ouvi dizer que inicialmente estavas a cargo do som?
Correto. Era o responsável pelo som para "PES". Uma vez que estava familiarizado com o futebol, pouco tempo depois de ter entrado para a Konami, por volta de 1994, tornei-me chefe de produção de todo o jogo, e aqui estou hoje. Poderia dizer-se que cheguei até completamente imerso em "PES".
De acordo com o produtor de "PES", Shingo Takatsuka4, "O ataque e a defesa nos jogos de futebol assemelham-se aos dos jogos de lutas." Ele diz: "Resumindo, a diferença é que roubam a bola uns aos outros em vez de trocarem socos." 4 Shingo Takatsuka: O produtor executivo da série "Pro Evolution Soccer".
Depois dizes que o primeiro jogo a separar o atleta da bola e a integrar profundamente a estratégia no ataque e na defesa foi o "PES"?