Inovação em jogos de futebol
À medida que os jogos de futebol continuaram a evoluir, "PES 2008 - Pro Evolution Soccer"9 foi produzido para a Wii. Acho que deve ter sido um grande desafio pegar em jogos de futebol, em que o foco estava no controlo do jogador na posse da bola, e pensar em como mudar isso. Então, "PES 2008" constituiu uma inovação e acho que deu origem a uma nova moda. O que achas disto, Enomoto-san? 9 "PES 2008 - Pro Evolution Soccer": Chama-se "Winning Eleven – Play Maker" no Japão. O seu primeiro jogo, " PES 2008 - Pro Evolution Soccer" foi lançado para a Wii em fevereiro de 2008 no Japão. Com as funcionalidades de controlo do Comando Wii, podes dar ordens a jogadores que não o que detém a bola, ou fazê-los correr em campo aberto.
O que despoletou isso foi o nosso descontentamento em relação à AI para o "PES" nessa altura. Fizemos uma lista de todas as coisas que não podias fazer nos jogos "PES" anteriores e fizemos dessa a nossa nova forma evolucionária, aquela que procurávamos. Foi aí que começou.
De certo modo, desafiou o PES convencional. Embora todos os anos fosse ficando melhor, em alguma altura deves ter sentido que se não fizesses isto, existiria uma parede que serias incapaz de derrubar.
Em jogos de futebol anteriores ao "PES 2008", se fizesses um passe para o campo aberto, era improvável que um jogador viesse a correr buscá-la.
Por vezes estava lá um atleta AI, por acaso, mas não teria acontecido de propósito. Também era difícil lidar com o problema com os controladores que existiam na altura.
E quando estavas a pensar nisso, o Comando Wii fez a sua aparição e tinhas algo que te deixava indicar qualquer ponto que quisesses no ecrã. Mas aposto que deve ter sido duro para os teus criadores mudarem de direção. Afinal, tinham os seus próprios registos e estavam habituados à forma antiga.
Então, porque sentias que conseguirias construir um novo sistema de controlo se tivesses uma Wii, pensavas que teria uma influência positiva no futuro do PES e que valeria a pena tentar.
Não conseguíamos materializar aquele sistema com a AI que tínhamos na altura. Assim, para oferecer algum incentivo, criei uma equipa para a Wii e procurei uma mudança mais dinâmica na equipa existente.
Na minha opinião, a intenção influenciou não só a tua própria empresa mas também o próprio mundo do futebol, anos mais tarde. Estavas certo de que fazer isto mudaria o estado do jogo, não estavas?