Uma experiência FF muito pessoal
Já conhecias a Indies Zero antes de terem começado a desenvolver THEATRHYTHM FINAL FANTASY?
Masanobu Suzui, o presidente da Indies Zero, trabalhou sob a minha supervisão nos tempos da Bandai. Trabalhou lá durante um ano, antes de se tornar independente.
Sim. Quando comecei a trabalhar em merchandising, pedi-lhe para produzir um jogo de troca de cartas FF para nós. Isso foi nos tempos de FFIX13, mas o amor genuíno que tinha pela série marcou-me imenso, por isso, quando se tratou deste projeto, a Indies Zero era a única escolha. 13 Final Fantasy IX é o novo título da série, lançado pela Squaresoft (agora Square Enix) em julho de 2000.
Foram tantos acontecimentos ao acaso, mas parece que muitas coisas se concretizaram muito bem. É quase como se este jogo não estivesse destinado a ser feito! (risos)
Do ponto de vista da apresentação, trata-se do segundo caso. E devido ao peso que o nome “FF” acarreta, era demasiado fácil começar a preocupar-me com a reação dos fãs. Por exemplo, tínhamos medo que se só mostrássemos imagens imóveis em conferências de imprensa e por aí fora, poderiam pensar que seria apenas um título completamente diferente embalado com o símbolo Final Fantasy.
Hoje em dia são raros os jogos com esse tipo de dificuldade. Foi isso que se ficou a perceber nas reações à demo, mas de forma positiva.
É difícil mas resume-se a uma questão de prática. Nesse sentido, é como aprender piano: um dia sem praticar significa três dias de aptidões perdidas! (risos)
Para além disso, não se trata apenas de concluir as músicas através de perícia. Tal como num RPG, se usares os itens e o equipamento certos, até o desafio mais difícil poderá ser ultrapassado mais facilmente. Contudo, se estiveres a apontar para uma pontuação alta, receberás os maiores bónus por não usares quaisquer habilidades14 nem outras opções. É aí que se verão as diferenças reais no que diz respeito a aptidões dos jogadores. 14 Habilidades são aptidões possuídas por cada personagem que lhes permitem curar-se a si próprios e a outros, efetuar ataques especiais, etc.