O contraste entre medo e alívio
Vamos explorar essa ideia um pouco mais. Quando os fãs entram numa organização, compreendem bem e adoram os produtos da empresa e, assim, as suas atitudes desviam-se das de outras pessoas. Isto constitui um desafio para muitos grupos de criadores de software de hoje em dia. Contudo, sinto que isso não acontece muito na Capcom: vocês conseguem manter o apelo fundamental do jogo sem vacilarem quanto à sua essência.
Há uma certa atração num grupo que possa dizer: “É nisto que somos bons.” Ouço muitas vezes que os jogos saídos do Japão estão a ter menos sucesso pelo mundo fora do que antes, mas Resident Evil continua a ser bem aceite por todo o mundo.
Por outro lado, do nosso ponto de vista, os jogos da Nintendo são tão sólidos que estamos sempre a ver o que podemos aprender com eles.
Há toda a espécie de entretenimento por aí, mas há uma linha muito ténue entre ser estável e cair na rotina. Se continuares a fazer a mesma coisa, as pessoas acabam por se fartar. Se crias algo muito confortável, irão dizer que é mais do mesmo, mas se fores demasiado aventureiro, dirão que mudou demasiado. É um dilema que os criadores enfrentam ao fazer títulos que integrem séries.
A equipa da Nintendo que trabalha na série Super Mario Bros.14 muda de mãos gradualmente de uma geração para a outra. Quando os membros da equipa, representando várias gerações, se reúnem, falam sobre a Iwata Pergunta: Super Mario Galaxy Podemos dizer o mesmo da série Legend of Zelda15. Tenho a certeza que Resident Evil tem a sua própria essência e, à medida que as gerações foram mudando e mais pessoas se envolveram, foram avançando e acrescentando novos elementos ao jogo. Como expressas a essência de Resident Evil? 14 Série Super Mario Bros.: O primeiro jogo da série foi lançado para a Famicom em setembro de 1985 no Japão. 15 Série The Legend of Zelda: O primeiro jogo foi lançado para a Famicom Disk System em fevereiro de 1986 no Japão.
Numa só palavra, “medo”. Mas só o medo não é suficiente. Acho que uma das razões que leva a que tanta gente goste de Resident Evil há tanto tempo é termos conseguido sempre cumprir um elevado nível de qualidade no que diz respeito a elementos de jogos, tais como os gráficos e o som. Acho que Resident Evil: Revelations é uma boa oportunidade para apelarmos a um público mais alargado, já que é um jogo completamente novo, fora da série numerada.
É interessante a quantidade de mulheres que disseram “Não gosto disto, é assustador” enquanto continuavam a segurar no comando e a jogar. Pergunto-me porque será que isso acontece tantas vezes. Talvez seja uma pista para o segredo do sucesso de Resident Evil.
Talvez as mulheres tenham maior tolerância ao terror. (risos) Há muitos filmes e novelas gráficas que são construídos para mulheres. A atração de Resident Evil, e a atração do género do terror em geral, reside no medo do desconhecido. Parte do divertimento do jogo é o jogador deparar-se com oponentes e lutar com eles, mas a verdadeira emoção de um jogo de terror é o que leva o jogador até esse momento – a atmosfera sinistra em que pensas “E se alguma coisa saltar dali?”