Um problema difícil para nós, assim como para a Nintendo, é como comunicar o apelo do 3D aos consumidores.
O esforço de garantir que os jogadores vejam a consola com os próprios olhos tem de continuar. Penso que é importante criar situações em que as pessoas tenham acesso a uma Nintendo 3DS para que possam exclamar “É mesmo 3D!” E depois delas vêm outras que dizem: “Tens de ver para acreditar!” É uma das razões pelas quais incluímos tanto software pré-instalado. Por exemplo, a razão pela qual colocámos a Câmara Nintendo 3D e os jogos RA (realidade aumentada) já incluídos de raiz na consola foi porque queríamos que o maior número de pessoas possível pudesse usufruir deles.
Então em vez de a Nintendo a apresentar através dos media, que é o modo convencional, é importante que as pessoas a mostrem umas às outras.
Nesse contexto, seria bom se houvesse uma maneira de um jogo de terror como Resident Evil poder ser visto e apreciado por quem rodeia o jogador, de modo a partilharem essa experiência assustadora.
Foi assim com os jogos das séries Monster Hunter19 e Pokémon20, que foram grandes fenómenos sociais. Quando muitas pessoas à tua volta estão a jogar, é impossível não te envolveres, mesmo que não tivesses muita vontade de o fazer antes. Por isso acho que seria significativo se a expansão da Nintendo 3DS aumentasse as oportunidades de introduzir franchises mais apelativos a quem os desconhece. 19 Série Monster Hunter: O primeiro episódio desta série de ação de caçadores de monstros foi lançado pela Capcom Co., Ltd. em 2004. 20 Série Pokémon: O primeiro episódio desta série, que consistia nas versões Pokémon Red e Pokémon Blue, foi lançado no Japão em 1996 e na Europa em 1999.
Para terminar, podes dizer-nos o que é mais apelativo em Resident Evil: Revelations e em Resident Evil: The Mercenaries 3D para a Nintendo 3DS?
Claro. Resident Evil: Revelations é um jogo Resident Evil tradicional que tem como principal caraterística o medo. Já Resident Evil: The Mercenaries 3D tem muita ação pura e dura em 3D. Aparecem níveis ou cenas do Resident Evil 4 e Resident Evil 521, recriados com uma precisão incrível, equiparável à de uma consola doméstica. 21 Resident Evil 5: Um jogo de terror e sobrevivência lançado em 2009. Conhecido como Biohazard 5 no Japão.
Então o tipo de ação que era apenas vivenciada nas consolas domésticas está agora disponível nas palmas das mãos.
Exato. Espero que os jogadores o experimentem e percebam o que pode ser feito com a Nintendo 3DS, prestando também atenção ao 3D. Resident Evil: Revelations vai ser lançado mais tarde, mas espero que os jogadores possam experienciar o verdadeiro terror até numa consola portátil.
Andando por aí com um jogo bem executado da série Resident Evil, podem testemunhar o contraste entre medo e o alívio em qualquer lugar.
Muitos jogadores estão na casa dos 30 ou 40 anos e não têm tempo para jogar videojogos em casa. No entanto, podem jogar numa consola portátil a caminho do trabalho, por isso existem mais possibilidades com a Nintendo 3DS. Isto pode ser apenas a minha perspetiva pessoal, mas durante uns tempos não senti que estivéssemos mesmo no século XXI, mas agora estou a começar a sentir que estamos lá! (risos)