Milagres e coincidências
Para terminar, tenho três perguntas. Posso pedir-te que dirijas algumas palavras aos jogadores do jogo Tales of the Abyss original, que vão voltar a jogar na consola Nintendo 3DS, assim como às pessoas que conhecem a série Tales, mas que nunca jogaram Tales of the Abyss e, finalmente, às pessoas que nunca jogaram os jogos desta série?
Está bem. Primeiro, espero que quem já jogou Tales of the Abyss volte a jogar na consola Nintendo 3DS. Acho que, visto que as consolas de jogos portáteis nos permitem jogar em qualquer altura, se adequam mais aos RPG, em primeiro lugar.
Com as consolas portáteis, podemos aproveitar pausas pequenas, por isso são boas para jogos longos.
Sobretudo nesta altura, acho que os jogadores vão descobrir coisas novas que nunca descobriram na consola fixa, quando jogarem num dispositivo completamente novo. Acho que vão poder sentir algo novo, quando as personagens e a história que conhecem proporcionarem emoções novas na consola Nintendo 3DS. Mesmo que conheçam a história, espero que os jogadores possam apreciar a maneira como mudámos o aspeto visual de Tales of the Abyss na Nintendo 3DS. De seguida, quando se trata de pessoas que jogaram a série Tales, mas que não jogaram Tales of the Abyss, este foi o jogo em que trabalhámos mais, por isso espero sinceramente que o experimentem. Este jogo nasceu de uma convergência de milagres e coincidências.
Numa explosão de atividade, conseguiram fazer algo que normalmente não seria fácil de fazer. Seria uma pena se alguém que adora a série Tales não o pudesse jogar.
Sim. E Tales of the Abyss é o jogo da série com mais elementos distintos, por isso podemos ver um lado novo da série. Acho que os jogadores vão perceber que podem fazer muito neste jogo.
E, finalmente, às pessoas que nunca jogaram esta série, gostava de mencionar uma razão para jogar Tales of the Abyss na Nintendo 3DS. Até agora, este jogo nunca foi lançado para outra plataforma, desde o lançamento original. Houve várias ofertas para o adaptar a outras consolas, mas recusámos todas.
Exatamente. Não queríamos ter este jogo numa outra plataforma que não oferecesse um estilo de jogo diferente ou um outro papel. Desta vez, tivemos finalmente o ambiente adequado. Tales of the Abyss não é propriamente um jogo Tales clássico, mas é o mais puro, por isso espero que as pessoas o joguem como um jogo inteiramente novo.
Quando dizes que é o mais puro, dizes isso porque é o jogo Tales mais abrangente ou, dito de outra maneira, porque representa muito bem a série Tales e consegue algo que os outros jogos nunca tentaram?
Sim. O maior acontecimento dos milagres e coincidências de que falei antes foi ter os Bump of Chicken10 a criar o tema principal. Quando decidimos qual seria o tema do jogo, quis muito que eles criassem a música, por isso fui à editora discográfica sem ser convidado. 10Bump of Chicken: Uma banda de rock japonesa.