Interessavas-te muito pelo lado tecnológico das coisas, mas não foste contratado enquanto programador?
Não. Comecei a trabalhar como editor de som. Para dizer a verdade, estudei arquitetura na faculdade. Na altura, o único sítio onde podias ter acesso a um supercomputador ou outros computadores com altas velocidades de processamento era na universidade. Estava eu a fazer programação naquele tipo de computadores e pensei: “Isto é divertido!” (risos)
Era como um sonho. Eras uma pessoa muito séria e estoica nos tempos de estudante?
Quanto mais analiso os acordes, mais lógicos parecem. Quando fazia parte de uma banda na faculdade, um passatempo meu, codifiquei dados para ter uma ajuda nos nossos encontros, de forma que os dados tocassem um arpejo10 automaticamente que eu utilizava para compor música. Bem… Quando estava a tentar decidir entre seguir arquitetura, a minha paixão de fazer videojogos ou música para que as raparigas continuassem a gostar de mim (risos), vi que a Capcom estava à procura de um compositor. Fiquei tão entusiasmado que disse: “Uau, a Capcom! A empresa criadora de Exed Exes!”11 10 Arpejo: Também conhecido como acorde quebrado em que as notas constituintes são tocadas em sequência e não em simultâneo. 11 Exed Exes: Jogo arcade lançado pela Capcom Co., Ltd. em 1985. (Lançado com o nome Savage Bees fora do Japão.)
O que imaginavas era fazer parte de uma empresa com um grande nível de realizações tecnológicas.
Claro. Comecei por fazer conteúdos na perspetiva do fã, mas também considero que a minha primeira experiência com o Space Invaders me impregnou o gosto pela competição.