Não, eu é que agradeço o convite.
Nesta primeira entrevista, vou falar com Hino-san, da LEVEL-51, a empresa que está a trabalhar em Professor Layton and the Mask of Miracle, um jogo cujo lançamento deverá coincidir com o da consola Nintendo 3DS, no Japão. Hino-san, obrigado por teres vindo hoje. 1LEVEL-5 Inc.: Uma empresa de desenvolvimento de videojogos, com sede na cidade de Fukuoka. Akihiro Hino é o seu Diretor Geral.
Comecei por me interessar por este mundo no quarto ano de escolaridade. Nessa altura, havia um universo de jogos de computador chamado micon2. Através desse mundo, descobri que era usado para fazer jogos e comecei a ler livros e revistas, com a ideia de que, um dia, queria fazer algo semelhante. 2Micon: Um termo japonês, abreviatura de microcomputador.
Não, não existia. Até hoje, uma coisa que me impressionou bastante foi um artigo sobre um jogo de computador chamado Wizardry3, publicado numa revista. Havia uma imagem de uma arca de tesouro, onde estava escrito “O que vais fazer?”. Mas, nessa altura, Space Invaders4 era quase a única coisa semelhante bastante conhecida no Japão. Nessa altura, ainda não havia a noção do que eram jogos de computador, e eu era um miúdo. Não sabia o que fazer com um teclado. Por isso, só pensava: “Porque perguntam o que é que vou fazer? O que é que DEVO fazer?!” (risos) 3Wizardry: Um RPG de masmorras 3D para o computador pessoal, lançado em 1981. Conhecido como o antepassado dos jogos RPG para computador. 4Space Invaders: Videojogo lançado em 1978.
Mesmo conhecendo as alavancas e os botões de Space Invaders, quando viste a expressão “O que vais fazer?” vinda de um jogo de computador, não fazias ideia do que fazer. É isso?
Sem dúvida! Por isso, fiquei muito curioso. Pensei: “Afinal como é que se joga este jogo?!”
Guardei o dinheiro que recebi no Ano Novo e finalmente consegui comprar um. (risos) Tenho muitos parentes e, pelo menos no Ano Novo, conseguia juntar bastante. (Nota: No Japão, as crianças costumam receber dinheiro (“Otoshidama”), oferecido pelos pais e pela família, nos primeiros dias do Ano Novo.)
Compreendo. Então, se não tivesses muitos parentes, é possível que o mundo nunca chegasse a ver a série Professor Layton.5 (risos) 5Série Professor Layton: Resolução de puzzles e aventura. O primeiro jogo da série, Professor Layton and the Curious Village, foi lançado para a consola Nintendo DS, em fevereiro de 2007, no Japão, ao qual se seguiram três jogos. (Na Europa, foram lançados três jogos até ao momento.)