O que é essencial na série Tales? Do que é que não podem prescindir?
Mas os vilões não têm um coração completamente malvado. Têm as suas próprias razões para fazer o que fazem. Pensam: "Temos de fazer alguma coisa em relação ao estado do mundo." No entanto, os protagonistas pensam: "Não, isso não está certo." Têm opiniões opostas. Tentamos não ser parciais.
Uma caraterística vossa é tentar apresentar um mundo diferente daquele onde existe um lado bom e mau evidente e onde, no final, o Mal é derrotado e a justiça triunfa.
A história é escrita por vencedores, por isso o lado que ganha diz que o outro lado era mau.
Tentamos não mudar o nosso esquema, onde o lado oposto tem sempre o seu quê de razão. Não considero que os nossos jogos sejam jogos de interpretação de papéis (RPG). Não gostamos de um papel, gostamos de uma personagem. Ou seja, o protagonista não nos representa, é uma personagem com personalidade própria, por isso considero-os jogos de interpretação de personagens.
Um "RPG de Descoberta do Sentido da Vida". O tema é a busca por nós mesmos. Foi um jogo publicado originalmente em 2005, que marcou o décimo aniversário da série, por isso foi um marco onde tentámos fazer o que não conseguíramos fazer antes. Pela primeira vez na série, criámos o cenário pensando se podíamos ter um protagonista muito egoísta, e se podíamos criar uma estrutura que fizesse com que os jogadores ficassem com o protagonista até ao fim, mesmo não gostando dele.
A personagem principal, Luke, é um miúdo mimado de uma boa família. Tem dinheiro e estatuto e sempre teve tudo aquilo que queria, por isso é completamente incapaz, quando está sozinho. É criticado pelo caminho, porque um dos seus erros faz com que aconteça uma coisa horrível, mas ele responde: "A culpa não é minha!" Os restantes membros do grupo de cinco pessoas dizem que ele não presta. Mas, um dia, ele acorda e começa a mudar.
Se os jogadores têm de jogar com uma personagem assim, suponho que podem considerar isso uma razão para não gostar dele.