Então, Hino-san, tens de determinar pessoalmente o rumo da empresa nos teus projetos. Por outro lado, calculo que parte da função da tua equipa é ajudar-te, mostrar-te coisas que não vês sozinho. O que é que decides sozinho e o que é que discutes com os outros, antes de decidir?
Penso mesmo que é um caso especial. Normalmente, alguém diz: “Deixo esta parte para ti.” É assim que os trabalhos são distribuídos. Mas a LEVEL-5 não funciona assim. De uma forma geral, o que acontece é que eu faço todo o tipo de coisas e, gradualmente, preciso de mais mãos do que aquelas que tenho. Quando isso acontece, alguém diz “está bem, então eu faço esta parte”, e continua o meu trabalho. No início, começaram a fazer isso para organizar o que eu fazia, mas pouco depois isso criou uma divisão de papéis dentro da empresa, que acabaram por se tornar em departamentos a sério.
Claro que há limites para aquilo que queres fazer sozinho, e é natural que percas o controlo de alguns projetos. Mas as pessoas da tua equipa seguem-te, pegam nos trabalhos que largaste e divertem-se a fazê-los, talvez porque há muita gente à tua volta que pensa: “O Hino-san está a levar-nos a um mundo onde não poderíamos chegar sozinhos.”
Há uma montanha de projetos amontoados na mesa e toda a gente começa a fazê-los, mesmo sem receber ordens para isso. Quando dás por isso, a montanha desapareceu. Do ponto de vista organizacional, é ideal. Contudo, na prática, isso é bastante difícil, por isso criamos organizações e distribuímos funções. No entanto, no teu caso, não determinas as funções de antemão. Em vez disso, todos pensam no que teriam de fazer para que a organização chegue onde tu, Hino-san, queres que chegue.
Certamente, no que toca a processos de desenvolvimento organizacional, creio que esse é bastante único.
No princípio, eu também tratava da publicidade. Mas recebemos cada vez mais trabalhos de publicidade, por isso alguém levantou a mão e começou a pegar nos projetos novos, usando o que eu fizera anteriormente como base de trabalho. Isso tornou-se habitual e aquilo que, no início, era feito a nível individual, tornou-se uma organização. Sinto que é exatamente assim.
Naquela que é conhecida como síndrome de empresa grande, quando as organizações são divididas de forma mecânica, torna-se fácil para os departamentos culpar os outros pelas partes que não podem fazer na perfeição, ou olhar apenas para a própria organização. Mas o que acabas de me dizer é o oposto da síndrome de empresa grande. O objetivo final é criar as coisas que tu querias fazer, apresentá-las ao mundo e conseguir que o mundo as aceite. Para que isso aconteça, todos os projetos em cima da mesa têm de ser terminados e esse é o pensamento comum de todos os membros da tua equipa.
Um outro aspeto importante é se estás ou não agradecido e se respeitas as pessoas que te rodeiam. A organização não desmorona, apesar de seguires os teus instintos sobre aquilo que queres e de seguires em frente. Creio que o segredo é o facto de as pessoas sentirem o teu sentimento de gratidão e de respeito por quem pega nos teus projetos. Creio que essa é uma relação que surge quando percebem que “o Hino-san reconhece o nosso trabalho”.