Pedimos desculpa pela invasão em grande número! (risos)
Hoje os meus convidados são criadores da Capcom1, que fez o jogo Resident Evil Revelations para a consola Nintendo 3DS. Obrigado por terem vindo. 1 Capcom Co., Ltd.: Empresa criadora de videojogos com sede em Osaca.
Não, não faz mal. Os fãs vão gostar mais se falar com pessoas com vários cargos, já que poderemos abordar ângulos diferentes. Estou ansioso pela nossa conversa.
Primeiro, gostaria que se apresentassem sucintamente e que nos dissessem aquilo por que foram responsáveis. Kawata-san, conhecemo-nos antes, Iwata Pergunta: Empresas externas criadoras de jogos para a Nintendo 3DS, por isso, esta é a segunda vez.
Sim. Chamo-me Masachika Kawata e sou produtor de Resident Evil Revelations. Ao meu lado está Takenaka-san, que faz parte da equipa e é o meu assistente de produção.
Chamo-me Tsukasa Takenaka. É um prazer conhecer-te. Trabalhei na série Megaman Battle Network2 e fui o diretor de Megaman Battle Network 5: Double Team DS3. Depois disso, fui o homem dos planos de Resident Evil 54, com o Nakanishi-san. 2 Série Megaman Battle Network: Uma série de RPG de ação. O primeiro jogo, Megaman Battle Network, foi lançado para a consola Game Boy Advance, no Japão, em março de 2001. 3 Megaman Battle Network 5: Double Team DS: Um jogo RPG de ação lançado para a consola Nintendo DS, no Japão, em julho de 2005. 4 Resident Evil 5: Jogo de terror e sobrevivência lançado em março de 2009. A série Resident Evil é conhecida como Biohazard no Japão.
Na Capcom, “homem dos planos” é o nome que dão às pessoas da empresa responsáveis pelo planeamento, certo?
Os designers também são chamados “homens das personagens”. E os programadores são os “homens do software”. É assim independentemente do sexo da pessoa. E, ao lado dele... Será que posso apresentar toda a gente? (risos)
Muito bem, eu continuo a partir daqui. (risos) Sou Koshi Nakanishi, diretor do Revelations. Não estou na Capcom há muito tempo. Estou na empresa há apenas quatro anos, mas entrei como homem dos planos a meio do desenvolvimento de Resident Evil 5.
Fui o chefe deste projeto, mas toda a equipa trabalha nesta indústria há 15 ou 16 anos. Contudo, o Hori-san veio de uma indústria diferente. Mesmo assim, ele persiste há cerca de dez anos.
Chamo-me Yoshizumi Hori. Desta vez, fui diretor de arte. Trabalhei sobretudo na série Resident Evil, desde que entrei para a empresa. O Kawata-san fez-me sofrer bastante! (risos)
Acho que te tenho tratado muito bem. (risos) E, ali ao fundo, temos o Suzuki-san, o responsável pelo som.
Chamo-me o Kota Suzuki. Este é o meu nono ano na indústria. Recentemente, trabalhei muito na série Resident Evil. Como compositor, sou responsável sobretudo pela música. Trabalhei em Resident Evil 5 e Resident Evil: The Mercenaries 3D5. Desta vez, como antes, coordenei o som geral. 5 Resident Evil: The Mercenaries 3D: Jogo de ação e sobrevivência, lançado para a consola Nintendo 3DS, a 2 de junho de 2011, no Japão.