A Capcom tinha um jogo muito popular chamado Onimusha19 que vendeu bem a nível mundial. Na altura, o filme Gladiador20 tinha acabado de ganhar um Óscar e achámos que produtos de temática histórica iriam vender sem problemas. Foi nessa altura que criei um jogo chamado Shadow of Rome.21 O resultado... foi horrível. O motivo para esta falha foi o facto de eu não ver a realidade na altura. 19 Onimusha: Jogo de ação de sobrevivência sobre o período Sengoku (Estados em Guerra) no Japão. O primeiro jogo da série foi lançado pela Capcom Co., Ltd. em 2001. 20 Gladiador: Filme de 2000 produzido nos EUA com realização de Ridley Scott. 21 Shadow of Rome: Jogo de ação e aventura lançado pela Capcom Co., Ltd. em 2005.
Quero dizer que tudo se deveu a uma convicção falaciosa de que tudo o que tivesse a ver com história venderia. Por exemplo, consegue-se mostrar muita ação num filme de duas horas. Mas quando perguntei se os americanos sabiam alguma coisa sobre a história de Roma antiga, a minha impressão foi a de que, a menos que visitassem Roma enquanto turistas, não sentiam necessariamente qualquer vontade de compreender a história romana em detalhe. E quanto aos italianos, a minha impressão foi a de que poderiam não ver César como alguém extraordinário, ao contrário do que os japoneses pudessem pensar. Talvez pudessem dizer apenas “Quem, César? Sim, sei quem é.” Por outras palavras, os asiáticos podem ter as suas próprias ideias no que diz respeito à compreensão de períodos históricos (como por exemplo, que pessoas eram figuras notáveis), mas os residentes locais têm muitas vezes ideias COMPLETAMENTE diferentes das nossas.
Não há mais ninguém como Shiono-san22 por lá? 22 Nanami Shiono: Romancista japonês residente em Itália cujo trabalho mais notável é Res Gestae Populi Romani.
Não me parece. É por isso que até os romances de Shiono-san iriam pôr as pessoas locais a dizer: “Ai sim? Então foi isso que aconteceu?” É por isso que a parcialidade de “um jogo histórico sobre o famoso Império Romano irá vender de certeza” era algo em que nem sequer pensava conscientemente. Na altura, muito possivelmente metia a Europa e os Estados Unidos no mesmo saco, não os compreendendo completamente. Foi isto que me levou a pensar que precisava de conhecer mais profundamente a realidade.
Portanto, depois dessa experiência embaraçosa, solidificaram-se os valores que tens hoje.
É verdade e estou a falar a sério. Foi embaraçoso porque estava plenamente convencido de que ia resultar como eu tinha pensado. Refleti sobre os meus erros e tentei compreendê-los melhor. O resultado foi o jogo Dead Rising.23 Eu e a equipa de Shadow of Rome analisámos os Estados Unidos e percebemos que tipo de jogos se gostava mais por lá, podendo ser absorvidos pela cultura. Depois de reunirmos tudo desse tipo, conseguimos obter um bom resultado. Mas foi só depois dessa experiência, daquele embaraço e daquele enorme falhanço, que consegui compreender tudo isto. 23 Dead Rising: Jogo de ação lançado pela Capcom Co., Ltd. em setembro de 2006.
Foi por isso que, quando decidimos fazer renascer Street Fighter mais uma vez, estava determinado a não cair no mesmo erro. Olhei para trás e tentei lembrar-me do que me impressionou nos anos noventa. Tinha de me recordar como as pessoas se sentiram na altura e foi assim que criei os títulos, um a um.
Já se passaram nove anos desde o último lançamento da série. Como é que começou exatamente este novo Street Fighter?
Em entrevistas sobre outro título no estrangeiro, quase toda a gente me perguntava no final: “E para quando uma sequela de Street Fighter?” Perguntavam-me isso imensas vezes. O motivo pelo qual achei que a série tinha acabado depois de Street Fighter III24 refletia o mesmo erro que cometi em Shadow of Rome: só tinha considerado os consumidores que eram fãs incondicionais da série. 24 Street Fighter III: Lançado pela primeira vez nos salões de jogos arcade pela Capcom Co., Ltd. em 1997 e subsequentemente lançado para consolas domésticas.
Se não fosse aquele falhanço que mencionaste, se calhar nem te terias apercebido disso.