Sim.
Quando fizemos este jogo para a Nintendo 3DS tínhamos em mente um tipo de jogador completamente diferente do passado.
E havia uma razão para isso. Quando vi um torneio americano de jogadores profissionais chamado Major League Gaming13, havia uma secção Tekken e Super Smash Bros.14 e o tipo de participantes e as reações que vi impressionaram-me. Os participantes de Tekken tinham todos mais de 18 anos: eram homens grandes e musculados. Alguns já deviam ter à volta de 40 anos. 13 Major League Gaming: Uma das maiores ligas de jogadores profissionais na América do Norte. 14 Super Smash Bros.: Série de jogos de ação e lutas. O primeiro jogo foi lançado para a Nintendo 64 em abril de 1999.
Pois é. Eu só pensava: “Seria mais rápido se lutassem na vida real!” (risos) Por outro lado, Super Smash Bros. tinha uma audiência vasta composta tanto por adultos como por crianças e até mulheres, por isso achei que estariam todos a jogar juntos alegremente, mas ouviam-se sons ensurdecedores nos torneios deles, do tipo: “Auuuuu!” Quando assisti a isto fiquei convencido de que os participantes sentem o mesmo ao jogar Super Smash Bros. e Tekken.
Ver isso e desejar que essas pessoas também jogassem Tekken foi uma das coisas que nos levou a fazer o jogo para a Nintendo 3DS.
Eu também estava a trabalhar no filme Tekken chamado Tekken: Blood Vengeance15, por isso desde o início quis incluir o filme no videojogo. 15 Tekken: Blood Vengeance: Filme de gráficos de computador em 3D lançado a 3 de setembro de 2011. O filme de longa-metragem está incluído no título Tekken 3D: Prime Edition.
Sim. Na realidade, foi o que tive sempre em mente porque mesmo que algo seja muito bom, se não lhe abres várias portas as pessoas acabam por não o ver. Achei que precisávamos de algo para além de um simples jogo de luta e o filme Tekken estava a ser feito em 3D – pensei que seria uma grande oportunidade.
Parece que havia várias coisas a acontecer em lugares diferentes, mas que se complementavam naturalmente.
É verdade. Espero que chegue às pessoas que talvez não joguem jogos de luta há algum tempo mas ainda tenham algum interesse. Quero que atraia as pessoas por ser um pouco diferente dos outros jogos Tekken, incluindo o maior número possível de personagens assim como o filme.
Acho que há imensas pessoas que jogavam jogos de luta mas que depois não acompanharam a sua evolução. Ikeda-san, estiveste envolvido no projeto desde o princípio?