A segunda volta do desenvolvimento
Resident Evil: The Mercenaries 3D surgiu porque tínhamos de correr um jogo numa consola Nintendo 3DS, por isso, pegámos em Resident Evil 5, corremo-lo numa Nintendo 3DS e o impacto que teve foi maior do que imagináramos.
Depois pensámos: “Podemos fazer disto um produto.” Era difícil avançar com este projeto paralelo, mas havia razões suficientes para o fazer, nem que fosse apenas pela experiência. Quanto ao controlo, pudemos fazer alterações a Mercenaries e terminar Revelations, após analisar as opiniões dos jogadores. E ao fazer Mercenaries primeiro, sinto que pudemos determinar as capacidades da Nintendo 3DS. Quanto ao facto de ser um desenvolvimento desafiante, diria que Mercenaries é o jogo que faz mais uso do hardware.
A equipa de Resident Evil Revelations ganhou experiência ao fazer Resident Evil: The Mercenaries 3D, por isso, estava na segunda volta do desenvolvimento, o que lhe permitiu criar o jogo sem problemas. Resident Evil: The Mercenaries 3D pôs em prática conhecimentos de Resident Evil Revelations, e Resident Evil Revelations recorreu à reação a Resident Evil: The Mercenaries 3D, por isso, sinto que conseguimos interagir com os jogadores.
Aconteceu o mesmo com alguns dos membros da Nintendo, que criaram nintendogs + cats9 e Mario Kart 710. Também criaram dois jogos para a Nintendo 3DS. Há coisas que só podemos saber quando acabamos de fazer o jogo. Uma razão por que Revelations se tornou um produto tão completo deve ter sido pela experiência que adquiriram na criação de Mercenaries. 9 nintendogs + cats: Jogo de comunicação lançado para a consola Nintendo 3DS no Japão, em fevereiro de 2011. 10 Mario Kart 7: Jogo de ação e corrida lançado para a consola Nintendo 3DS, em dezembro de 2011.
Sim. (risos) Cerca de um ano antes do fim do prazo, conseguimos lidar com vários tipos de problemas que normalmente surgem apenas a seis meses do final, por isso Resident Evil Revelations correu muito bem.
Enquanto desenvolvíamos Mercenaries, havia trabalho para fazer, além da programação, como escrever o guião de Resident Evil Revelations, por isso, acho que foi um modo de trabalhar eficiente. E a equipa trabalhou duas ou três vezes mais, fico muito agradecido por isso.
Mercenaries chegou a uma fase em que nos deixou respirar, por volta do final de 2010.
Hori-san, qual pensas que foi o segredo que lhes permitiu criar gráficos tão impressionantes num prazo tão curto?
Creio que os gráficos não deram problemas porque decidimos no início que o conceito essencial era o terror, e era óbvio que o guião se baseava no mar e num navio. O Kawata-san chamou-me após a E3.
Pedi-lhe que pegasse nos gráficos da demo, que quase não foi feita a tempo da E3, e que os transformasse em algo que funcionasse como um jogo.