Desde que começaste a encarregar-te de projetos, que tipo de jogos fizeste e o que pensaste nesse processo?
Na Team Ninja o meu papel passava muitas vezes por pegar num jogo já existente e adaptá-lo para um público mais alargado. Trabalhei a partir de material já existente, mas não me limitei a copiá-lo. Tinha de certificar-me de que tinha o seu próprio valor e que satisfazia os que o jogavam. Se os jogadores não conseguirem reparar no que mudou, não o comprarão.
Exato. Enquanto criador, poderás querer corrigir ou melhorar alguma coisa mas preocupas-te com o facto de o jogo poder não chegar aos jogadores. Se olhares para Super Mario Galaxy 210, o elemento icónico desse jogo é que podes montar Yoshi. 10Super Mario Galaxy 2: Um jogo de ação lançado para a Wii em maio de 2010 no Japão.
Quando Super Mario Galaxy 2 seguiu Super Mario Galaxy11 e Mario apareceu no ecrã montado em Yoshi, causou um impacto diferente do seu antecessor. 11Super Mario Galaxy: Um jogo de ação lançado para a Wii em novembro de 2007.
Se disseres: “Podes fazer coisas diferentes neste planeta” mas se à primeira vista parecer o mesmo que um nível do jogo anterior, os jogadores não entenderão. Aprendi isso com a forma como apresentaram Super Mario Galaxy 2. Também fui responsável por um jogo para a Nintendo DS chamado Ninja Gaiden Dragon Sword.12 Mas não comecei a trabalhar nele logo desde o início; chamaram-me a meio do projeto e disseram: “Isto não está a correr muito bem por isso precisamos que faças alguma coisa.” 12Ninja Gaiden Dragon Sword: Um jogo de ação ninja lançado para a Nintendo DS em março de 2008 no Japão.
A forma como os jogos entram na tua vida em casa é diferente do que numa consola portátil. Basicamente, com uma consola portátil jogas nos teus tempos livres e podes sentar-te em frente à televisão e concentrares-te; já numa consola portátil, andas e jogas um bocadinho nos minutos que tens livres ou antes de te deitares.
Exatamente. Estava bastante entusiasmado por lançar DEAD OR ALIVE Dimensions para a Nintendo 3DS para poder compensar essa experiência anterior. Consegui isto tudo sozinho, e acho que consegui atingir esse tipo de jogo que tinha em mente para uma consola portátil.
Conseguiste fazer DEAD OR ALIVE da forma que sempre achaste que devia ser para uma consola portátil. Sem ser Ninja Gaiden, os jogos em que trabalhaste foram para consolas domésticas?
O ritmo do jogo muda, assim como tudo o resto. O momento em que jogas muda, então os elementos que deves inserir entre eles mudam também.