Qual foi o teu primeiro trabalho na Koei?
Mas estudar informática na universidade preparou-te de alguma forma para mergulhar de cabeça na criação de videojogos?
Claro que fiquei um pouco surpreendido e tive algumas dificuldades, mas estava extremamente interessado no trabalho e por isso as coisas correram incrivelmente bem.
Formei-me em eletrónica e engenharia informática, por isso era conhecedor de computadores e matemática. Mas quando estava a estudar, pensava: “Isto no mundo real não me vai valer de muito.” (risos)
Os estudos universitários causam muito essa sensação. (risos) Obrigam-te a aprender uma série de coisas que te fazem questionar para que servem. Mas, mais tarde, quase toda a gente acaba por pensar: “Ah, então serve para isto!” e “Se ao menos soubesse na altura o que sei hoje, teria estudado mais!”
Completamente. (risos) Depois de entrar na Koei, achei que tinha sido bom estudar física e matemática computacional.
A história dos videojogos é uma história de equipamentos criados uns atrás dos outros e de novas tecnologias que nascem umas atrás das outras. Nós, criadores, temos de estar sempre a par destas novidades.
Pois é. Era sempre tão divertido que mal me conseguia conter. Ficava entusiasmado só de ler o manual do novo hardware. Aos olhos dos outros, devia ser um bocadinho estranho. (risos) Quer dizer, ver alguém de sorriso rasgado a ler um manual...!
Percebo-te perfeitamente! (risos) Começas a sorrir só de pensar no que podes fazer com o equipamento.
Duvido que uma pessoa comum o possa compreender, mas é empolgante pensar: “Boa! Tem esta funcionalidade!” Não consigo evitar sorrir. (risos)