O que é que pensaste sobre a receção no estrangeiro à série Professor Layton?
Foi melhor do que eu esperei no início. A série Professor Layton foi criada com sensibilidades muito japonesas, por isso pensei que o mercado estrangeiro a podia considerar um pouco estranha. O mundo da série Professor Layton passa-se convenientemente numa Londres de um mundo diferente, não na cidade real da história inglesa. É uma espécie de universo paralelo. Para tornar essa visão de Londres o mais atrativa possível, ignorámos objetos de época, como carros e telefones.
Então, para ajudar a história, idealizaram um cenário incrivelmente conveniente, uma “Londres de outro mundo”.
Até mesmo na Nintendo, muitos dos produtos que o mundo aceitou não foram feitos conscientemente desde o princípio. Creio que a série Super Mario foi aceite porque as coisas que existiam no jogo tinham uma espécie de diversão universal, que todas as pessoas reconheciam. E isso acontece também com a série Professor Layton. No outono de 2005, quando Brain Training começou a vender bem no Japão, fui à América e à Europa para descrever o jogo e, no princípio, a resposta foi muito fria.
No Japão, por volta da altura em que More Brain Training22 foi lançado e se transformava num enorme sucesso, o pessoal do estrangeiro decidiu vendê-lo a sério, mas o conceito de treino cerebral não existia nesses mercados, por isso não sabíamos se ia ou não resultar num mercado global. Aconteceu o mesmo com a série Professor Layton. Era um software que se encaixava no vazio deixado por Brain Training no Japão e, quando o mercado estrangeiro reconheceu isso, tornou-se um sucesso. 22More Brain Training from Dr Kawashima: How Old is Your Brain?: O título europeu do software lançado para a consola Nintendo DS em dezembro de 2005, no Japão.
Na verdade, Professor Layton and the Curious Village só teve áudio localizado em inglês. E, na Europa, a maioria dos países não vê filmes com legendas, por isso disseram-nos que jogar um jogo enquanto ouviam outra língua era algo estranho para eles. Contudo, teve um início fantástico em Inglaterra, algo que nos surpreendeu. Assim, quando entrámos no mercado de um país onde o jogo não foi localizado, as vendas também dispararam. O resto da Europa viu isso e a partir daí o jogo começou a vender bem.
Se bem me lembro, a embalagem americana é semelhante à japonesa. Mas a Europa desafiou-te, apesar de tu, o criador, teres recusado a ideia.
Sim, desafiaram-me. Nunca tinha acontecido nada semelhante na minha relação com a Nintendo, por isso não estava à espera. Mas a NOE recomendou uma embalagem diferente, porque pensou que os europeus a iriam aceitar. No fim, acabámos por usar a embalagem proposta. Mesmo assim, foi difícil compreender essa decisão, pelo menos na minha perspetiva, por isso aprendi uma lição. Agora que penso nisso, a embalagem era muito boa.
Penso que a embalagem e a publicidade criada localmente foram criadas de forma a levar o jogo ao coração dos potenciais clientes da série Professor Layton. Foram tão teimosos provavelmente porque tinham a certeza disso, mesmo sabendo que o criador do jogo estava contra. Penso que foi bom termos trabalhado juntos na série Professor Layton e alcançado esse resultado.
Exato. Creio que compreendo bastante bem o gosto dos europeus, mas, mais do que isso, fui capaz de construir uma relação de confiança com o outro lado e avançar dessa maneira. Claro que partilhamos a nossa opinião e eles também têm isso em conta, por isso sinto que podemos progredir de uma forma muito positiva.