Podemos mudar de assunto durante um pouco? O que achaste da Nintendo 3DS quando a viste pela primeira vez?
Tinha ouvido dizer que era estereoscópica, mas imaginei que o efeito fosse mais subtil. Fiquei bastante surpreendido com a solidez e tridimensionalidade de tudo.
O que pensei quando vi o jogo Kingdom Hearts que fizeste para a Nintendo DS foi que és uma daquelas pessoas que só está confortável a fazer o máximo de uso possível das funcionalidades de uma consola, verdade?
Lembro-me de pensar o mesmo quando vi The World Ends With You20. Penso que, logo, é justo dizer que os teus fãs estarão a pensar no que farás com a Nintendo 3DS. 20The World Ends With You é um RPG de ação lançado para a Nintendo DS em julho de 2007. Tetsuya Nomura foi o designer das personagens principais e produtor criativo.
Suponho que sim... Com um título novo como The World Ends With You, podes ser muito aventureiro e experimentar todo o tipo de coisas novas. Mas quando penso nos fãs de Kingdom Hearts, sei que não posso ir tão longe. Em vez disso, tentei encontrar ideias para usar as novas funcionalidades onde quer que me parecesse possível. A coisa com a qual estou mais satisfeito, em relação à Nintendo 3DS, é que tem controlos analógicos. Os controlos analógicos são muito importantes nos jogos de ação, por isso foi um grande alívio para mim.
Certo. A Nintendo 3DS é uma máquina bastante ousada e os gráficos estereoscópicos conferem uma sensação incrível de profundidade. É por isso que as imagens são tão dinâmicas. A ação fluida foi a primeira funcionalidade que quis que Kingdom Hearts 3D tivesse.
Fazia, sim. Esta ideia nasceu do facto de a Nintendo 3DS ter tanto gráficos estereoscópicos como controlos analógicos. Na verdade, a equipa que estava a trabalhar neste jogo mais recente queixa-se agora de que os movimentos de jogos mais antigos como BBS21 e KH II são demasiado lentos. Dizem coisas do género: “Depois de experienciares a ação fluida em 3D, não conseguirás voltar atrás” e “Um jogo Kingdom em que não podes ressaltar de paredes simplesmente não é um jogo Kingdom.” (risos) 21BBS refere-se a Kingdom Hearts: Birth By Sleep, um RPG lançado em janeiro de 2010 (no Japão).
Então até a tua própria equipa disse que não podia voltar a gostar de um título anterior depois de experienciar a ação fluida deste! Mas foi difícil construir um jogo usando estas imagens dinâmicas?
Certamente que não foi simples. Uma vez que podes agora ressaltar de uma parede até onde quiseres, tivemos de fazer mapas muito maiores do que em jogos Kingdom Hearts normais. Estes pontapés com salto também são um pouco difíceis de controlar mas...vão fazer-te rir! Nem vais acreditar na distância a que podes saltar! (risos)
Sim, mas depois pensei que provavelmente até seria bom que fosse engraçado. Para além disso, aprender a controlar jogadas como essa faz parte da diversão de um jogo de ação.