Obrigado por me teres convidado.
Hoje gostaria de falar sobre DEAD OR ALIVE Dimensions3 e sobre como a Team Ninja faz os seus jogos. 3DEAD OR ALIVE Dimensions: Um jogo para a Nintendo 3DS lançado a 19 de maio de 2011 no Japão (na Europa foi lançado a 20 de maio).
Quando andava no segundo ano da Escola Primária visitei um primo meu, que era mais velho e tinha uma Famicom. Gostei tanto de jogar que o meu irmão mais novo e eu não conseguíamos afastar-nos dela. Os nossos pais prometeram comprar-nos uma, então eventualmente parámos de jogar e fomos embora. (risos)
Sim. (risos) Mais tarde os meus pais compraram-nos a nossa primeira consola de videojogos, a Famicom, e o jogo Super Mario Bros.4 4Super Mario Bros.: Um jogo de ação para a Family Computer (Famicom) lançado em setembro de 1985 no Japão.
Acho que foi uma altura em que não só eu mas muitas crianças japonesas ficaram subitamente obcecadas com a Famicom. De qualquer forma, tudo nela era divertido.
Era uma altura em que era incrivelmente misterioso e divertido ver uma coisa que controlas a mexer-se na televisão.
Certo. A minha geração descobriu a Famicom na Escola Primária, e a Super Famicom foi lançada antes da Escola Secundária, então os jogos eram lançados quase como que a acompanhar o nosso crescimento.
Sim. Na altura, as pessoas diziam que as crianças que jogavam vidoejogos cresceriam “de forma errada”. Já jogo videojogos desde que tenho memória e agora tenho 31 anos. Ficaria muito feliz se pudesse servir de prova que uma criança que joga videojogos pode tornar-se um adulto decente! (risos) Agora trabalho na indústria dos videojogos e sinto que nunca hesitei pelo caminho.
Acho que na Escola Primária. Na altura, os jogos para a Famicom eram como algo que caía do céu. Mas toda a gente na escola tinha ouvido falar de Yuji Horii5, o criador de Dragon Quest.6 Perguntávamo-nos que tipo de pessoa ele era e apercebemo-nos de que os videojogos são feitos por uma pessoa. 5Yuji Horii: Criador da série Dragon Quest. 6Dragon Quest: Um RPG lançado para a Famicom em maio de 1986 no Japão.
Reparaste pela primeira vez que os videojogos são feitos por alguém. Para vocês, o trabalho de um designer de jogos devia parecer um sonho.
Sim! E a criação de videojogos também requeria programação pelo que decidi estudar Matemática.